Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre ADULTERAÇÃO DO LEITE, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Saúde: Leite pasteurizado x UHT.

A vantagem do processo de pasteurização é que todo microorganismo causador de doença é destruído e ainda, bactérias benéficas sobrevivem ilesas ao aquecimento de apenas 72°C por 15 segundos, resfriado em seguida, com prazo de validade de 5 dias.
Já no processo UHT (temperatura ultra-alta), não resta bactéria alguma, seja boa, seja má. O calor (150°C por 2 à 4 segundos) modificar as proteínas, prejudicando o processo da digestão do leite, a perda de vitaminas (B2, B12 e D), assim como os lactobacilos (que afastam o risco de tumores no cólon). E a versão pasteurizada, preserva tais qualidades.
O método UHT (4 meses de conservação e embalagem especial com seis camadas, sendo um de alumínio), destrói ainda a lisina, um aminoácido essencial, responsável pela reparação dos tecidual.
Deve-se ressaltar, no entanto que o leite não é a fonte principal de vitaminas, mas sim de cálcio e fosfato. Sendo que o primiro é imobilizado pela ação da soda cáustica utilizada nas fraudes recentemente reveladas.

3 comentários:

Anônimo disse...

mt bom !!

Anônimo disse...

Ótimo,gostei do resumo.

Joaquim quedas disse...

Porque nao esclarecer a população com respeito as diferencas de qualidade entre o longa vida e o pasteurizado? Bem acho que falar nisso e o mesmo que chover no molhado. Por comodismo dão longa vida ate para crianças, precisa mais?